Calendário Pirelli: Saem os corpos gostosos e entram as conquistas gostosas!

Confesso que o Calendário Pirelli nunca foi algo que me chamou atenção. Pra mim não passava de mais uma publicação com fotos provocantes de modelos. Elas não me representavam e nem me atraiam, então eu não tinha muito motivo pra me importar com as próximas 12 garotas que estariam lá no ano seguinte.

Um movimento que vem andando lentamente, mas ainda assim progredindo, é a representação de mulheres reais nas mídias, moda, tv e campanhas. É tão comum ver por aí que somos representadas e vistas pela sociedade como mulheres gostosas, esposas dedicadas, ótimas donas de casa e mães acima de tudo, que às vezes esquecemos que somos muito mais do que isso. E se eu não quiser ser gostosa? E se eu não quiser ter filhos? E se o meu sonho não for casar? E se eu não souber lavar roupa e cozinhar? E se eu não der a mínima pra todos esses padrões antigos e ultrapassados do que é ser uma mulher?

Bom, nesse caso eu serei uma mulher estranha que precisa urgentemente se enquadrar no perfil imposto pra mim. Tá na hora de emagrecer, né? Você precisa ser “saudável” e bonita como modelos em editoriais de moda. Quando você vai casar? Você já está ficando velha, não é bom ser solteira. E os filhos? Uma mulher não é completa até se tornar mãe. Já viu que maravilha esse novo desinfetante? Agora existem produtos de limpeza para nós sermos divas fazendo faxina. Esses são só alguns exemplos de como o mundo joga constantemente na nossa cara que nunca somos boas o suficiente e que nossos desejos de vida devem se resumir a corpos excessivamente magros, homens, crianças e casa limpa.

Então eu fico realmente feliz quando algum produto ou marca exibe mulheres normais, reais -fora do padrão inventando no começo do século passado – e bem sucedidas, cada uma a sua maneira. As indústrias da beleza e da moda estão caminhando aos poucos pra esse lado e provando que uma boa campanha não precisa esfregar na nossa cara meninas quase desnutridas pra nos fazer desejar um produto na intenção de querermos ter aquela vida e aquele corpo. Muito pelo contrario, se alguém parar pra analisar e nos representar como de fato somos, a identificação com a marca será infinitamente maior.

O famoso calendário da Pirelli, que faz sucesso com gostosonas semi nuas há 40 anos, finalmente resolveu repensar suas modelos e fez um ensaio com mulheres interessantes, que conquistaram o mundo não por seus corpos, mas por seus talentos em diversas áreas. São essas mulheres que devemos ter como inspiração. É assim que nós, mulheres, devemos nos enxergar e fazer com que os homens nos vejam da mesma forma.imagem 1 calendario pirelliimagem 2 calendario pirelliimagem 3 calendario pirelliimagem 4 calendario pirelli

Então vamos parar com a cerveja da “Verão” e com os produtos para a “mamãe limpar a casa” e vamos começar a ter mais projetos como a campanha da “real beleza” da Dove, o “não é pra mim” da Quem disse, Berenice? e o calendário Pirelli 2016. Nós somos bonitas (com diferentes tamanhos e estilos de corpos), interessantes, inteligentes, divertidas e bebemos muita cerveja, tá na hora do mundo nos representar assim!

 

Fonte:

Todas as imagens da fotógrafa Annie Leibovitz.

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