Entendendo os símbolos das etiquetas

O post de hoje também foi ideia de uma cliente, que gostaria de entender melhor todos aqueles milhões de símbolos que estão nas etiquetas das roupas que compramos. Esse assunto é muito importante e muitas vezes fica esquecido ou é ignorado. As instruções de lavagem nos orientam a cuidar de cada peça da maneira adequada, para que ela não estrague e dure por mais tempo!

Pode parecer bobagem, mas é muito importante seguir corretamente as instruções para os cuidados com cada peça. Pois o que está naquela etiqueta, que com frequência cortamos fora, contribui para a conservação das nossas roupas. Tudo que está escrito tem um motivo e foi testado por profissionais visando o bem estar das nossas queridas roupas, então nada de inventar e olhem com atenção, assim suas peças amadas vão ficar seguras e agradecer pelo carinho e cuidado.

O problema é que as etiquetas com essas informações têm símbolos específicos que são conhecidos mundialmente pelos profissionais da área, mas raramente são traduzidos para o consumidor. Para confundir ainda mais, dentro de cada categoria existem algumas variações de desenhos e siglas.

Para entender tudo isso é só ver a tabelinha (escolhi duas opções porque estão com linguagens diferentes que podem aparecer nas etiquetas), mas como algumas instruções parecem escritas e desenhadas em grego, criei uma legenda pra ficar mais fácil…Imagem 1 entendendo os simbolos das etiquetas

Lavagem

– Processo normal: Quer dizer que você pode colocar na maquina

– Processo suave: Selecione essa opção da sua maquina de lavar. Usar aqueles saquinhos protetores também ajuda bastante.

– Temperatura máxima: Raramente usamos agua quente pra lavar roupas por aqui, mas caso deseje usar esse tipo de lavagem, esse é o máximo de calor que o tecido suporta.

– Não lavar com agua: Esqueça a maquina de lavar e o tanque e leve pra lavanderia que a peça será lavada a seco.

Alvejantes                           

– Alvejante oxidante: Pode usar qualquer tipo de alvejante, inclusive os com agua sanitária e agua oxigenada.

– Alvejante somente com oxigênio: Só pode produtos com agua oxigenada, não pode de jeito nenhum colocar agua sanitária. (não recomendo de maneira alguma usar agua sanitária nas roupas, existem muitos produtos melhores pra lava-las).

Secagem

– Tambor: Significa maquina de secar

– Secagem por gotejamento: Estender no varal sem torcer

Limpeza a seco

– Quando se deparar com esses símbolos ou frases, vá direto pra lavanderia, lá eles vão saber exatamente o que fazer.

imagem 2 entendendo os simbolos das etiquetas

 

Existem outras variações desses símbolos, os mais comuns são esses. A primeira tabela é um pouco mais chatinha e a segunda bem mais simples de entender, mas como tudo pode aparecer nas etiquetas, achei legal trazer os dois estilos pra vocês.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *