Escolhendo o terno – tecidos

Falar sobre o terno ideal é um assunto que rende pelo menos uns 10 posts. Então vamos começar pelo que é mais importante, o tecido. Essa é a primeira coisa que todo homem deve saber na hora de optar por um modelo, afinal, é o que vai fazer toda a diferença no conforto, visual e temperatura.

O melhor tecido para um terno é a lã fria, não importa a época do ano, sempre é o mais aconselhado. Sei que parece estranho usar alguma coisa com lã no nome em pleno verão, mas não se preocupe, esses tecidos são desenvolvidos especialmente para isso e não vão te esquentar nos dias de calor.

imagem 1 escolhendo o terno, tecido

Existem muitas numerações de fios na lã fria, super 100, 120, 150, 180. Quanto maior o numero, mais fino será o tecido. O importante é escolher um que esteja de acordo com suas necessidades. Mas vale lembrar que tecidos 100% naturais são as melhores, então procure na etiqueta de composição se o terno é realmente todo em lã fria ou se tem alguma porcentagem de outra coisa no meio.

Pra quem pode pagar um pouco mais, a ultima novidade nos tecidos de terno é o chamado “Cool Effect” da Zegna, que diminui em 10° a temperatura corporal no sol. Por exemplo: se você estiver andando num sol de 30°, a sua temperatura será de 20°. Um terno assim não é nada barato, mas pra quem está com o orçamento folgado, é um ótimo investimento.

Na outra ponta temos os ternos de poliéster, que são bem baratinhos, mas não são indicados devido ao caimento, porte e conforto. Poliéster nada mais é do que plástico, então se imagine dentro de um terno de plástico em pleno verão, muito desconfortável. Logico que existem marcas que vendem ternos de poliéster com melhor qualidade, mas de qualquer forma, só vale a pena em um momento de corte total de despesas e se o bendito terno for usado poucas vezes. Para uso continuo, não pense duas vezes e invista em um terno de lã fria.

 

PS: fotos do site da Zegna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *