Gastar muito é ruim?

Na grande maioria dos meus trabalhos, os clientes me perguntam o quanto devem gastar com suas roupas. A minha resposta é simples: gaste o que puder, nem mais, nem menos. Digo isso pelo fato de que investir em peças boas é um ótimo negocio, mas só se você está no momento financeiro que permita isso, ultrapassar os limites nunca é uma boa escolha.

Do lado oposto aos que perguntam se devem abrir mão de outras coisas na vida em favor das roupas, existem as pessoas que olham as vitrines de luxo e se escandalizam com os preços cobrados por um vestido, um terno, uma bolsa ou um relógio.imagem 1 gastar muito é ruim

Uma vez ouvi de um cliente que se ele tivesse um amigo que mostrasse que comprou um relógio de 500 mil reais, ia romper a amizade por achar aquilo absurdo. De fato é um valor astronômico e inimaginável pra grande parte das pessoas para ser gasto em um relógio.

Mas ainda assim, não julgo mal quem faz esse tipo de escolha. Apesar de ser uma peça totalmente extravagante e do ponto de vista pratico ser realmente desnecessária, afinal, ninguém precisa de um relógio desses, assim como milhares de outras coisas caríssimas que encontramos em muitas lojas.  Quem opta por comprar uma peça de extremo luxo, busca produtos de excelente qualidade, design único e se identifica com o conceito da peça ou da marca. Quem compra peças nesse estilo, com certeza não está se endividando pra adquirir o bem, e é aí que está a diferença.

Esse exemplo foi bem extremo, mas acontece com valores bem menores, que se encaixam na categoria de luxo e provocam diversas reações e duvidas a respeito dos próprios produtos e de quem os consome.

Acho que todos nós trabalhamos para poder viver da melhor maneira possível e ter direito a alguns luxos – que pode ser um produto caro ou um sorvete calórico na sexta a noite- então não é ruim gastar com algo que te faz feliz, desde que isso não prejudique outras áreas da sua vida.

 

PS: Foto do facebook da IWC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *