Para durar tem que cuidar

É praticamente um lema de vida, pra qualquer coisa durar, é preciso cuidar. Esse pensamento é valido em amizades, amores, corpos, casas, relações, comidas, carros e como não podia ser diferente, com as roupas também.

Muita gente reclama que as peças estragam logo, que a qualidade de tudo é péssima, que não se fazem mais tecidos como antes e mais uma lista de defeitos alheios quando alguma roupa especial se deteriora.

De fato alguns desses itens acima acontecem uma vez ou outra, mas antes de resmungar, as pessoas precisam ter consciência de como estão tratando suas peças.  Por melhor que seja o produto, não há o que resista a maus tratos.

No caso das roupas, os cuidados começam na hora de vestir, passando pelo cesto de roupa suja, pela maquina, varal, ferro de passar e chegando ao armário. Mas como muita gente não conhece todos os passos, vamos falar sobre cada um deles.imagem 1 para durar tem que cuidar

Vestir: Tome cuidado com relógios, pulseiras, brincos e todos os objetos que podem puxar fios e rasgar. Não use peças delicadas quando for ficar perto de animais. Pense na ocasião de uso pra ver se a peça suporta a atividade, ir de salto na grama nunca é boa ideia. Use bons desodorantes, pois evitam manchas.

Cesto: Depois de usadas, é comum as pessoas deixarem as peças largadas de qualquer jeito, não faça isso, mesmo suja, ela ainda merece atenção. Não deixe roupas molhadas emboladas, isso dá mau cheiro e pode estragar o tecido. Quando escolher um cesto de roupa sujas, veja se ele não tem farpas, pregos ou qualquer outro material a vista que possa rasgar as suas peças na hora que foram puxadas pra fora.

Maquina: Siga as instruções de lavagem. As peças não podem ficar muitos dias de molho porque o tecido apodrece. Tecidos com elastano devem passar longe de agua quente. Não misture peças claras com peças escuras. Lave a mão as peças delicadas.

Varal: deixe que elas sequem o mais retas possível, mas sem esticar demais. Tome cuidado com pregadores velhos que podem ter pontinhas. Pendure peças delicadas do avesso, para não marcar. Use pregadores suficientes. Só use a secadora se a etiqueta da peça concordar.

Ferro: Veja se a peça pode ser passada. Nunca passe o ferro por cima de estampas. Peças delicadas preferem o ferro a vapor (steamer) do que o convencional.

Armário: Cada peça merece o seu espaço, não amontoe tudo de qualquer jeito. Dobre o que precisa ser dobrado. Roupas de malhas sempre ficam melhores dobradas para o cabide não fazer bicos nos braços. Use bons cabides. Escolha sacos de tnt para as peças que precisam ficar cobertas, os de plástico não deixam as peças respirarem e podem mofar.

Ufa, acabou ficando maior do que eu pensava! Mas com essas dicas, suas roupas vão durar muito mais tempo!

Ps: fotos de artistas desconhecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *