Pedindo encomenda pra um amigo viajante

Como vivemos em um país com uma carga tributaria absurda, é completamente normal fazer compras quando viajamos, ou então fazer aquela listinha de encomendas quando um amigo vai ao exterior. Mas muita gente exagera na empolgação de ter produtos que não encontramos aqui ou pagar menos por eles e acaba ficando um pouco folgado com o coitado que vai trazer os pacotes.

Primeiramente, lembre que a viagem é do viajante, e, portanto, a mala também. Não ocupe metade da bagagem do seu amigo com suas coisas. Peça o mais urgente e necessário e deixe o resto pra quando você mesmo for viajar. Não existe nada mais sem noção do que um parente ou amigo que pede pra trazer dois tênis, três perfumes, um computador, um ipad, dois celulares, cinco bolsas e mais um monte de coisas. Em casos assim, quem está viajando tem todo o direito, e até o dever de dizer não.imagem 1 pedindo encomenda pra um amigo viajante

Mas vamos pegar a hipótese de que quem fez a encomenda foi consciente e pediu somente uma coisa simples e pequena. Ainda assim é importante fazer tudo certo e dar o mínimo de trabalho possível pra quem vai trazer o item. Tente comprar pela internet e mandar entregar no local que a pessoa está hospedada, assim poupa o trabalho dela ter que sair pra procurar as coisas.

Se não for possível realizar a compra online, descubra onde a pessoa vai ficar e dê a ela uma listinha de lojas nas proximidades que possam ter o produto. Não a faça ficar rodando a cidade toda em busca de um objeto, o pedido tem que ser pratico, pois com certeza o viajante tem muitos programas pra cada dia e obviamente não está incluso perder uma tarde em busca de uma encomenda de um parente ou amigo.

Pague na hora! Quando fizer uma encomenda, já dê o dinheiro para a pessoa, pois ela não é obrigada a desfalcar o próprio orçamento pra as suas compras. Caso ela diga que só quer receber na volta, pague assim que vocês se encontrarem. Também esteja ciente de que pode haver impostos na chegada ao Brasil, nesse caso, a conta da sua compra é toda sua!

A ultima dica não é de fato uma obrigação, mas uma gentileza pra quem gastou tempo e espaço com um item seu. Quando for pegar sua encomenda, leve um mimo pro amigo que se esforçou pra trazer algo importante pra você.

Quem nunca pediu uma encomenda que atire o primeiro pacote, mas não vamos abusar, bom senso é fundamental! Queria aproveitar pra agradecer o meu amigo Roger, que está viajando e vai trazer um case de ipad mini pra mim!

 

PS: foto do site Hypeness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *