Posso trocar presente?

Um dia depois do Natal e muitas lojas continuam a todo vapor. Muita gente querendo alguma coisa que não ganhou, outros procurando o look do Ano Novo com a famosa lingerie colorida e tem até aquela galera que já está caçando promoção. Mas o que lotam os shoppings nessa semana são pessoas fazendo troca.

Quem dá um presente sempre tem a intenção de acertar, mas nem sempre isso acontece. Quando são pessoas mais distantes, ninguém se envergonha em trocar os presentes. Mas muita gente fica constrangida em trocar um presente dado por alguém muito querido. Aí bate aquela duvida: posso trocar ou pega mal?imagem 1 posso trocar presente

Claro, se você ganhou alguma coisa que não serviu ou você não gostou, com certeza tem todo o direito de trocar. Aquela tia mais dramática pode até ficar chateada de não te ver usando a camisa de rena que ela deu, mas no geral, as pessoas são compreensivas e preferem que você troque o presente do que fique com uma coisas inútil.

Muitas vezes nem precisamos avisar a pessoa que vamos trocar o presente, basta agradecer e depois ir à loja substitui-lo por uma coisa que te agrade. Mas as vezes as pessoas mudam as embalagens e ficamos sem saber de onde a peça veio, nesse caso, vale perguntar.

Falando em pergunta, se alguém cometer a indelicadeza de te perguntar se gostou ou vai trocar, seja sincero, porem educado na resposta. No caso da camiseta de rena dada pela tia, você pode dizer “obrigada, é muito interessante, mas não posso usar no trabalho, então gostaria de trocar por algo mais clássico” ou invés daquela resposta que vem na ponta da língua como “tá doida? Acha que eu ainda tenho 5 anos pra usar uma coisa dessa? É horrível!”

Logico que esse exemplo foi bem exagerado, mas muita gente fica com vergonha de trocar um presente e acaba com uma coisa estranha ou de tamanho errado que nunca será usada e fica entulhando o armário.

Quando a gente dá o presente, queremos fazer um agrado pro presenteado. Mas se erramos na escolha, nada mais natural do que deixar a pessoa trocar sem ficar chateado por isso. E quando ganhamos algo que não queremos, nada mais justo do que fazer  valer a pena o dinheiro que a pessoa gastou, trocando por algo que gostamos.

 

PS: foto de artista desconhecido

2 ideias sobre “Posso trocar presente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *