Arquivo da tag: homem de saia

Jaden Smith inova mais do que alguns designer de semana de moda

Essa semana tá rolando o SPFW e já podemos imaginar o que vai acontecer no próximo verão brasileiro. Além de muitas marcas com trabalhos incríveis, a despedida emocionante de Gisele e a afetação costumeira de alguns visitantes, algo me chamou atenção esses dias em relação à moda, uma novidade – sim, já vi isso em passarelas, mas ver no dia a dia de alguém causa um impacto maior na sociedade em geral-  que pode ser encarada com naturalidade daqui a algum tempo. O responsável por isso foi Jaden Smith.

O garoto mostrou que é mais do que filho do amado Will, que tem talento e personalidade pra decidir por si mesmo e segura o look e suas decisões, como a de usar saias e vestidos, roupas consideradas tipicamente femininas.imagem 1 jaden smith

Esses dias ele postou uma foto com a legenda dizendo que estava usando roupas de garotas, ou melhor, roupas! Uma coisa incrível da moda é a capacidade de se reinventar e criar, mas tudo isso fica muito amarrado quando as pessoas têm conceitos bobos como é coisa de menino ou coisa de menina.

Muita gente olha com cara feia, afinal, é estranho ver um homem usando saias. Mas imagino que as pessoas lá no inicio do século XX também achavam muito esquisito e não feminino quando Chanel passou a usar as calças e as roupas dos namorados, porque eram mais praticas e confortáveis. Pesquisando um pouco mais sobre o garoto, vi que essa não é a primeira aparição dele usando saias e vestidos. Gostei muito da maneira como ele faz seus looks, deixando todos os visuais com cara de homem, já que esse é o maior medo da população masculina em geral, ficar com cara de mulher.imagem 2 jaden smithimagem 3 jaden smithimagem 4 jaden smithimagem 5 jaden smith

Hoje, todas as mulheres usam calças, ternos, camisas e muitos outros elementos que nasceram no armário masculino. Então porque a saia não pode fazer o caminho inverso? Se adaptar ao vestuário masculino, mesmo sendo originalmente uma peça de mulher. Palmas pra Jaden Smith, que o mundo pare com preconceitos bobos e faça uma inovação de verdade!

 

PS: fotos do Instagram do próprio Jaden, do Daily Mail Celebrity e de artistas desconhecidos

 

Homens de saia no trabalho

Hoje o Rodrigo Faro foi de saia pra Record, o que acabou virando noticia. Mas antes dele, um funcionário publico usou a vestimenta pra aguentar o calor em seu trabalho no RJ. Um jeito de se refrescar? Uma forma de protesto? O que pensar quando um homem veste saia? É adequado para o ambiente formal? Essas e varias outras perguntas passam pela cabeça das pessoas ao lerem essas noticias, então resolvi comentar o assunto…imagem 1 homens de saia no trabalho

Saia ser uma vestimenta unicamente feminina não passa de uma convenção social. A cultura nos levou a essa regrinha, que muitas pessoas obedecem sem ao menos questionar se seria favorável aos homens incluir a peça no armário.

Mas não acredito que o que está acontecendo seja um movimento a favor de aderir a saias nos escritórios, mas sim de dar um choque a população e ao famoso dress code que obriga os homens a trabalharem de calças, ternos, gravatas e camisas de manga longa nesse calor infernal.

Mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde. As temperaturas estão altíssimas, e só de imaginar ter que usar toda essa parafernalha o dia todo me faz quase sentir a pressão cair.

Os homens que aderiram as saias, o fizeram porque foram proibidos de usar bermudas em dias de calor escaldante e muitas vezes passam o dia circulando em um ambiente sem ar condicionado e com temperaturas elevadas.

A bermuda foi banida do que é aceitável pro ambiente corporativo, mas a saia nem foi cogitada, pois seguindo a convenção, não é roupa masculina e nem deve ser levada em consideração, ainda mais em uma sociedade machista e preconceituosa.

Concordo que o que vestimos está conectado a maneira que somos percebidos. E principalmente em um ambiente profissional, as empresas esperam funcionários bem apresentados e elegantes, não com cara de que vão tomar um açaí em pleno horário de trabalho.

Mas precisamos ser realistas e aprender com as mudanças. Acima de tudo o bem estar das pessoas deve ser levado em consideração, pois uma regra que agride nossas necessidades básicas é no mínimo questionável.

A moda já vem gritando soluções pra esse problema faz muito tempo, mas ninguém parece notar as bermudas de alfaiataria e tecidos leves que são lançados todos os anos nas passarelas, mas negadas pelo consumidor.

Aí vão me falar de lã fria, que de fato ajuda na temperatura e é um ótimo tecido, mas em dias em que o calor beira os 40°C, não é suficiente.

De qualquer forma existe saída pro mal estar gerado por roupas excessivas em climas prá lá de tropicais. Basta ter bom senso e vamos conseguir equilibrar o dress code empresarial com o conforto desejado, basta abrir a cabeça e explorar as possibilidades sem preconceitos.

 

PS: fotos do Ig e da Globo.